DIREITO CONSTITUCIONAL 01- Efeito vinculante e eficácia contra todos decorrem das decisões definitivas de mérito do STF:
02- A Emenda Constitucional poderá ser proposta pelo
03- A inconstitucionalidade por omissão compreende:
04- A ação declaratória de constitucionalidade poderá ser proposta pelo (pelas)
Nas questões 05 a 13, assinale a assertiva correta.
|
DIREITO ADMINISTRATIVO 14- Sobre os conceitos de Administração Pública, é correto afirmar:
15- É considerada lei, exclusivamente no sentido formal:
16- O órgão administrativo tem as seguintes características, exceto:
17- Não é atribuição da Administração Pública decorrente do poder hierárquico:
18- Quanto às empresas estatais é incorreto afirmar:
19- O último ato do procedimento licitatório, pelo qual se atribui ao vencedor o objeto licitado, denomina-se
20- Não é considerada cláusula exorbitante, típica do contrato administrativo:
21- O Município de Alfa decidiu-se por delegar a particulares a execução do serviço público de coleta de lixo urbano. Para tanto, são necessários alguns atos e procedimentos. Identifique, na relação a seguir, a opção que indica os passos corretos para a delegação, em sua ordem cronológica (da esquerda para a direita).
22- O processo pelo qual um bem público de uso comum passa a classificar-se como bem dominical denomina-se:
23- A passagem de fios elétricos de alta tensão sobre propriedade particular caracteriza caso de:
24- Assinale a hipótese de desapropriação por interesse social.
25- No exercício do controle financeiro externo, incumbe ao Tribunal de Contas da União verificar se a despesa realizada ocorreu de modo a atender a uma adequada relação custo-benefício, entre o seu valor e o respectivo resultado para a população. Este controle denomina-se:
26- São direitos trabalhistas estendidos aos servidores públicos, exceto:
|
DIREITO FINANCEIRO E ECONÔMICO 27- A Constituição de 1988 estabelece disposições sobre finanças públicas determinando a edição de normas gerais, mediante lei complementar, incluindo
28- A lei orçamentária anual, de acordo com previsão constitucional, deverá conter
29- A Lei nº 4.320/64 estabelece as normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. São normas gerais:
30- Estabelece a Constituição Federal que "no âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais" e, "inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência plena, para atender as suas peculiaridades": vindo lei federal sobre normas gerais de caráter orçamentário fica revogada a lei estadual da mesma natureza ?
31- Proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias abertas para os pagamentos de precatórios, os créditos de natureza alimentar
32- Despesa pública, para Aliomar Baleeiro, é "a aplicação de certa quantia, em dinheiro, por parte da autoridade ou agente público competente dentro de uma autorização legislativa para execução de fim a cargo do governo". Na despesa pública será proibida a
33- A autorização de "operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios", compete ao (à)
34- A garantia da União no endividamento interno e externo
35- Da distinção entre preços públicos e taxas, estas, segundo previsão constitucional, são consideradas como a (o)
36- A exploração direta de atividade econômica pelo Estado será admitida
37- Para Miguel Reale, a Constituição/88 adotou o social-liberalismo. Indique, entre os princípios enumerados no art. 170, quais poderiam confirmar esse entendimento, na seguinte forma dicotômica:
38- Além dos princípios estabelecidos expressamente, a ordem constitucional econômica prevê, ainda,
39- A atividade econômica, no Brasil, atenderá a planos nacionais e regionais de desenvolvimento, mediante
|
DIREITO TRIBUTÁRIO
Marque com F a assertiva falsa, e com V a verdadeira. Em seguida, escolha, entre as opções abaixo, a que contém a seqüência correta.
Marque, entre as opções abaixo, a que responde corretamente, e na devida seqüência, aos três quesitos acima.
Marque com um V a afirmação (ou negação) verdadeira, e com F a falsa. Em seguida, escolha, entre as cinco opções abaixo, aquela que contem a seqüência correta.
43- A União prescinde de lei complementar para:
Observe, entre as alíneas w, x, y e z, quais as que, à luz do Código Tributário Nacional, preenchem corretamente, e com explicação plausível, as lacunas acima, e, em seguida, marque a opção que contém, na devida seqüência, as alíneas respectivas. w) interpretação extensiva, em atenção ao princípio favorabilia amplianda x) interpretação extensiva, em atenção a que a regra geral não deve ser restringida pelo intérprete y) interpretação retroativa, porque não tem caráter de inovação do sistema jurídico z) interpretação literal, em atenção a que a regra geral é a tributação e exceções não se interpretam extensivamente
Veja, entre as cinco alíneas abaixo, com qual de suas expressões se preenche corretamente cada uma das lacunas acima. v) resolução do Senado Federal de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de seus membros w) lei ordinária x) lei complementar y) resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros A resposta certa corresponde à seguinte seqüência:
46- Indique a opção errada, entre as assertivas abaixo.
47- Assinale a opção correta.
48- Assinale a opção correta.
49- Quanto às garantias do crédito tributário, diz o Código Tributário Nacional, ou dele decorre, que
50- Alíquota da contribuição sobre lucro líquido, majorado por medida provisória convertida em lei posteriormente, pode ser aplicada
51- Inexiste vedação constitucional à incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, nas operações relativas a
52- O esclarecimento do significado de uma lei tributária por outra posterior configura a chamada interpretação
|
DIREITO CIVIL 53- Assinale a opção falsa.
54- Aponte a opção falsa.
55- Aquele que, em virtude de sua situação de dependência econômica ou de vínculo de subordinação em relação a uma outra pessoa, exerce sobre o bem, não uma posse própria, mas a posse desta última e em nome desta, em obediência a uma ordem ou instrução, é considerado
56- Quando coisas sólidas ou secas pertencentes a pessoas diversas se mesclarem de tal forma que seria impossível separá-las, ter-se-á
57- A relação obrigacional que contém duas ou mais prestações de dar, de fazer ou de não fazer, decorrentes da mesma causa ou do mesmo título, que deverão realizar-se totalmente, de modo que o inadimplemento de uma envolve o seu descumprimento total, visto que o credor não está obrigado a receber uma sem a outra, denomina-se obrigação
58- Assinale a opção falsa.
59- Delegação com efeito novatório é a
60- Havendo cláusula expressa de exclusão da garantia, sem que o adquirente tenha assumido o risco da evicção de que foi informado,
61- Se o adquirente recebeu a coisa mediante compra das cotas ideais de diversos condôminos, assegurando a cada um deles a preferência na reaquisição da respectiva cota-parte, ter-se-á:
62- A adoção feita em comum a mais de uma pessoa, sendo distribuída por igual entre os diversos donatários, salvo se o contrato estipulou o contrário, designa-se doação
63- Ter-se-á empreitada a preço fixo absoluto, quando
64- O seguro de vida em que o segurado só paga o prêmio avençado durante certo número de anos, ficando depois remido é o
|
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Nas questões 65 a 76, assinale a opção correta. 65- O morador da casa 33 da Rua José Bonifácio, na cidade de São Paulo, promove ação declaratória de inexistência de obrigação de pagar o IPTU progressivo por ser inconstitucional a lei municipal que o criou. O Município já foi citado, tendo apresentado contestação. O seu vizinho requer o ingresso no feito como assistente do autor.
66- A confissão e o reconhecimento do pedido são dois institutos que se
67- A reconvenção na hipótese em que há substituição processual ativa
68- O autor alega um fato como sendo constitutivo de seu direito e o réu, expressamente, o admite como verdadeiro, mas opõe outro fato impeditivo do direito do autor que, por sua vez, em réplica, afirma que esse fato não existe. Concitados a especificar as provas, as partes nada requerem no âmbito da audiência de conciliação.
69- O devedor promove ação para declarar a inexistência de uma obrigação de pagar quantia certa em face do credor. A sentença é de procedência e transita em julgado. Na ação em que o credor ingressa posteriormente, visando a condenação do fiador da obrigação objeto do primitivo processo, o fiador alega exclusivamente a existência da sentença precedente proferida em processo do qual ele não foi parte.
70- O autor invoca em sua inicial dois fundamentos para alicerçar o seu pedido. O réu, de seu lado, alega em sua contestação prescrição e decadência. O juiz profere sentença de procedência, acolhendo apenas um dos fundamentos deduzidos pelo autor. Há apelação do réu e contra-razões do autor que insiste na necessidade de ser examinado no segundo grau o fundamento rejeitado em primeiro grau. Apresenta, ainda, o autor, apelação adesiva, objetivando o acolhimento do fundamento rejeitado em primeiro grau.
71- Ação rescisória com base em tríplice fundamento, a saber: ofensa à coisa julgada; violação de literal disposição de lei e falsidade de prova. O tribunal decide rejeitar o pedido do autor, registrando voto vencido em relação a dois fundamentos. Quanto ao terceiro fundamento, o mesmo Colegiado acolheu o pedido por unanimidade.
72- A sistemática legal da ação civil pública admite que um terceiro legitimado concorrente só reproponha a ação valendo-se de nova prova quando a sentença de improcedência for proferida com base na deficiência da prova.
73- A imposição de multas diárias pelo juiz ao despachar a inicial das execuções, por obrigação de fazer ou de não fazer fundadas em título judicial
74- Contribuinte propõe ação para anular a inscrição de débito fiscal após processo administrativo regular, alegando vícios formais da certidão a par de afirmar ser a lei instituidora do tributo eivada de inconstitucionalidade. A União defende-se insistindo na contestação de que a lei é constitucional; proclamando, ademais, ser rigorosamente escorreita a inscrição. O Advogado da União, também, reconvém para obter a declaração na via incidental da constitucionalidade da lei.
75- Em ação de reintegração de posse, o autor logrou obter liminar. Após regular processo, a sentença restou ser de improcedência. Houve apelação recebida em duplo efeito.
76- O instituto da antecipação da tutela, acolhido no artigo 273 do Código de Processo Civil, dá prevalência ao princípio
|
Escola de Administração Fazendária |
CONCURSO PÚBLICO PARA PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL DE 2ª CATEGORIA - 1998 |
GABARITO – DEPOIS DOS RECURSOS
Prova Grupos I e II (aplicada em 19/12/98) - Sábado |
01 – C | 26 – D |
51 – B |
76 – C |
02 – A | 27 – D |
52 – D |
77 – B |
03 – D | 28 – C |
53 – C |
78 – E |
04 – B | 29 – A |
54 – A |
79 – A |
05 – B | 30 – D |
55 – D |
80 – C |
06 – D | 31 – C |
56 – E |
81 – B |
07 – C | 32 – A |
57 – E |
82 – D |
08 – C | 33 – E |
58 – A |
83 – E |
09 – E | 34 – D |
59 – E |
84 – D |
10 – B | 35 – B |
60 – C |
85 – A |
11 – D | 36 – B |
61 – B |
86 – B |
12 – E | 37 – ANULADA |
62 – D |
87 – C |
13 – ANULADA | 38 – A |
63 – A |
88 – A |
14 – E | 39 – C |
64 – E |
89 – A |
15 – C | 40 – E |
65 – A |
90 – B |
16 – B | 41 – C |
66 – C |
91 – D |
17 – A | 42 – A |
67 – B |
92 – D |
18 – E | 43 – E |
68 – D |
93 – C |
19 – D | 44 – D |
69 – C |
94 – E |
20 – A | 45 – B |
70 – E |
95 – B |
21 – C | 46 – A |
71 – E |
96 – A |
22 – E | 47 – A |
72 – A |
97 – E |
23 – B | 48 – D |
73 – E |
98 – B |
24 – C | 49 – C |
74 – D |
99 – D |
25 – D | 50 – C |
75 – B |
100 – C |
Valerá um ponto cada uma das questões da prova assim constituída:
Provas |
Disciplinas | Questões |
Pontos |
Direito Constitucional | 01 a 13 |
||
G.I |
Direito Administrativo | 14 a 26 |
|
Direito Financeiro e Econômico | 27 a 39 |
||
Direito Tributário | 40 a 52 |
||
Direito Civil | 53 a 64 |
100 |
|
G.II |
Direito Processual Civil | 65 a 76 |
|
Direito Comercial | 77 a 88 |
||
Direito Penal | 89 a 100 |